sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O teste do tempo.


Olá! Mais um post?? :P
Bom... Hoje, senti uma vontade imensa de partilhar sobre um assunto que faz a gente pensar, pensar e pensar...!!! O tempo.

Nessa segunda(25/02), tive o prazer de discutir sobre esse assunto tão complexo com dois amigos muito sábios!!! Um tem seus vinte e tantos anos, enquanto o outro tem seus apenas 15!!! (Daí, a gente logo tira que idade não limita a sabedoria de ninguém...) hehehe Enfim, eu estava tocando ao piano, uma composição desse amigo de 15 anos que tem uma parte dizendo assim: "Se esse é o teste do tempo, eu sei que vou vencer..." e é justamente essa parte da música que fez com que nós três parássemos para uma discussão(que por sinal, foi super- produtiva).

Enquanto ouvia as tantas opiniões dos meninos, continuava tocando meu piano e pensando na complexidade da palavra tempo. No que ela pode representar e nos seus diversos significados do nosso cotidiano. Tempo pode ser algo passado, algo que estejamos vivendo ou que ainda está por vir. Pode ser o determinado período entre uma ação e outra. Como pode ser também a resposta para infinitas perguntas sobre os acontecimentos da nossa vida, ou o motivo dessas tantas perguntas, não é mesmo?!

Falávamos ali, sobre o sentido que ele procurou expressar na música... O que seria afinal o teste do tempo??? Além de ser autor de tantas implicações no nosso inconsciente, o tempo também vem querendo nos fazer passar por testes?? O que seria isso?? E o garoto de apenas 15 anos respondia: "Esse teste do tempo, é tudo aquilo que não entendemos e que temos de viver a cada instante!". Teste do tempo foi o termo que ele usou para o que há de mais concorrido na experiência da vida: a conquista, a felicidade, a realização; o ponto mais alto de nossos sonhos! Mas e aí?! Será que alguém já conseguiu alcançar o ponto alto do que vem a ser o seu sentido no mundo?? Difícil resposta, não?! O mais óbvio que vejo nessas suposições e algo que pode ser generalizado é que todo ser-humano vem ao mundo a procura de sua felicidade, certo?! (Pelo menos, é no que acredito.)

Leio muito! E adoro expor tudo o que leio de melhor; aquilo que mais me chama a atenção nas leituras. E nesse post, gostaria de mostrar pra vocês partes de capítulos que se identificam com esse assunto; esse teste do tempo, essa felicidade que tanto sonhamos em concretizar a cada minuto passado. Não gosto de livros de auto-ajuda, mas o título deste me fez repensar meus conceitos (hehehe), na verdade, tive apenas curiosidade em lê-lo. E aqui vão algumas partes interessantes(já que ainda não o terminei) e que podem ajudar no caminho pelo teste do tempo de vocês, como sempre me ajuda a vencer o meu. E não se esqueçam: o teste do tempo é só outra denominação à tão disputada luta pela felicidade, que particularmente, acredito estar presente a todo momento e sem que precisemos sonhar com ela. "A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver..." (O sal da terra - Beto Guedes)

Livro: Os 100 segredos das pessoas felizes - David Niven, Ph. D.
"Costumamos achar que as pessoas felizes e infelizes já nascem feitas. Mas não é assim. Tanto as pessoas felizes quanto as infelizes fazem coisas que criam e reforçam seus estados de espírito. As pessoas felizes permitem-se ser felizes. As pessoas infelizes continuam a fazer coisas que as aborrecem, prejudicam, contribuem para sua infelicidade."

"Durante o dia fazemos inúmeras coisas que podem ser realizadas de forma automática e rotuladas de "tarefas", mas que podem também ser vividas como diversões prazerosas.
[...] Nesses dias comuns sempre há muitas coisas que podem nos dar prazer e alegria. Vamos pensar um pouco nelas: ao acordar, tome consciência do aconchego da cama onde você descansou e usufrua a maciez dos lençóis. Veja a água descer do chuveiro como um milagre diário e sinta-a escorrer por seu corpo, limpando-o, refrescando-o. Aspire o perfume do café fresco que invade a casa, mastigue vagarosamente o pão quentinho, sentindo seu sabor. Não deixe essas preciosidades passarem despercebidas. Olhe o azul do céu ou alegre-se com a chuva, pensando nas plantas que ela nutre. Desenvolva em você essa capacidade de atenção para os pequenos e grandes privilégios que se oferecem a cada momento. É só uma questão de mudar a ótica, de deixar de considerar naturais as belezas e os confortos que nos cercam."

"Nunca deixe de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando."

"Em casa, no trabalho(na escola, faculdade...) ou na companhia de amigos, seja uma pessoa que transmite otimismo, e você verá que esse otimismo voltará para você e influenciará favoravelmente sua vida. Nunca deixe de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando. Se você se limitar àquilo que sabia e com que você se sentia à vontade em outra época da vida, irá se isolando à medida que envelhecer e sentindo cada vez maior frustração com as circunstâncias à sua volta."

Ei, esse é o teste do tempo. Tenha sempre a certeza de que irá vencê-lo!!! :D
Por hoje, é só.
Espero que toda essa leitura seja de amadurecimento e contribua para que você sinta mais força de vontade ao passar pelos taaaaantos testes do tempo! hehehe Foi bom partilhar mais uma vez com vocês!! Beijos! :*